sábado, 27 de agosto de 2011

Você sabe qual a lei que um deficiente tem direito?


Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas 
Especiais.

Reconvocando as várias declarações das Nações Unidas que culminaram no documento 
das Nações Unidas "Regras Padrões sobre Equalização de Oportunidades para Pessoas 
com Deficiências", o qual demanda que os Estados assegurem que a educação de 
pessoas com deficiências seja parte integrante do sistema educacional.  
Notando com satisfação um incremento no envolvimento de governos, grupos de 
advocacia, comunidades e pais, e em particular de organizações de pessoas com 
deficiências, na busca pela melhoria do acesso à educação para a maioria daqueles cujas 
necessidades especiais ainda se encontram desprovidas; e reconhecendo como 
evidência para tal envolvimento a participação ativa do alto nível de representantes e de 
vários governos, agências especializadas, e organizações inter-governamentais naquela 
Conferência Mundial.  
1. Nós, os delegados da Conferência Mundial de Educação Especial, 
representando 88 governos e 25 organizações internacionais em assembléia aqui 
em Salamanca, Espanha, entre 7 e 10 de junho de 1994, reafirmamos o nosso 
compromisso para com a Educação para Todos, reconhecendo a necessidade e 
urgência do providenciamento de educação para as crianças, jovens e adultos 
com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino e 
re-endossamos a Estrutura de Ação em Educação Especial, em que, pelo espírito 
de cujas provisões e recomendações governo e organizações sejam guiados.  
2. Acreditamos e Proclamamos que:  
•  toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade 
de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem,  
•  toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de 
aprendizagem que são únicas,  
•  sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais 
deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade 
de tais características e necessidades,  
•  aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola 
regular, que deveria acomodá-los dentro de uma Pedagogia centrada na criança, 
capaz de satisfazer a tais necessidades,  
•  escolas regulares que possuam tal orientação inclusiva constituem os meios mais 
eficazes de combater atitudes discriminatórias criando-se comunidades 
acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para 
todos; além disso, tais escolas provêem uma educação efetiva à maioria das 
crianças e aprimoram a eficiência e, em última instância, o custo da eficácia de 
todo o sistema educacional...  

Este texto é parte de um portal do MEC ,  que assegura pessoas com deficiência a ter seu direito de ir a escola e de principalmente a ter uma educação de qualidade. 
Nós como professores e pais devemos fazer a nossa parte assegurando que essas TODAS nossas crianças possam ter seus direitos respeitados.Vamos nos unir nessa caminhada!

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